Receitas
Publicidade
Facebook
XINAVANE
Tongaat Hulett com capacidade para abastecer mercado interno

A Tongaat Hulett confirma ter capacidade para a produção de açúcar suficiente para abastecer os mercados interno e externo, apesar dos impactos do ciclone Freddy.

A equipa de gestão do resgate da empresa açucareira Tongaat Hulett recebeu, recentemente, a confirmação de que a actual facilidade de financiamento foi prorrogada até 30 de Junho, uma informação tornada pública pelo jornal electrónico o Económico.

Segundo o portal, esta informação foi divulgada depois de ter se informado, a  9 de Março, que as inundações causadas pelas chuvas do ciclone tropical Freddy afectaram negativamente as operações de produção de açúcar no país. Entretanto, uma vez que o impacto das inundações na propriedade de Mafambisse foi mínimo garante que o fornecimento do produto será feito sem sobressaltos.

Estima-se que, na propriedade de Xinavane, foram perdidas cerca de 159 000 toneladas de cana-de-açúcar, das quais 90 000 toneladas são propriedades dos agricultores independentes, incluindo pequenos produtores, e 69 000 pertencem à empresa.

As perdas declaradas correspondem a 10% da matéria prima calculada para o processamento de açúcar pela usina de Xinavane durante a campanha 2023/24.

“Espero que a Tongaat Hulett seja capaz de produzir açúcar suficiente para abastecer o mercado interno, incluindo as necessidades de açúcar refinado de Moçambique”, disse a proprietária da empresa citada pelo portal sem especificar seu nome.

“Segundo analistas, a decisão vai facilitar o pagamento dos salários e o início da safra de açúcar de 2023/24. Após a confirmação da prorrogação, a data de publicação do plano de resgate de empresas foi prorrogada até 31 de Maio”, lê-se no portal.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Partilhar

Nome*
Sobre nome*
E-mail*
Senha*
Confirmar senha*