O Standard Bank realizou, na passada quarta-feira (3), na cidade da Beira, província de Sofala, um fórum de Agronegócio com objetivo de dinamizar a cadeia de valor agrária, a nível nacional.
A iniciativa visa impulsionar toda a cadeia de valor de agronegócio, bem como auxiliar Moçambique na transformação da agricultura de subsistência para comercial.
Neste sentido, o Standard Bank disponibiliza a bancarização aos agricultores por forma a obter resultados sustentáveis nos seus negócios.
A iniciativa visa, igualmente, potencializar a comercialização e exportação de produtos agrícolas. Para além de oferecer projectos macroeconómicos aos actores do sector.
Segundo o Administrador Delegado do Standard Bank, Bernardo Aparício, a disponibilização de soluções e informações necessárias que facilitam a tomada de decisões inerentes ao crescimento do agronegócio é um dos objectivo desta iniciativa.
O delegado revelou ainda que a agricultura e o agronegócio contribuem com mais de 25% para o Produto Interno Bruto no pais, daí que o sector merece especial atenção dos fazedores de políticas de governação, assim como do sector financeiro.
Para o Governador de Sofala, Lourenço Bulha, a transformação da produção agrícola da província em agricultura comercial e cada vez mais competitivo é um dos principais desafios do sector.
“Este desafio exige a cada um de nós uma planificação e harmonização correcta dos mecanismos e procedimentos usados a nível nacional, regional e internacional, para que a nossa produção, transformação e comercialização agrícola possa fluir com a necessária eficiência em toda a cadeia de valor”, sublinhou.
O dirigente, enalteceu a iniciativa e destacou que a mesma sirva de troca de experiência entre actores e traga soluções práticas sobre o mecanismo de actuação dos provedores de insumos, agentes de logística, produtores primários, processadores e comerciantes do sector do agronegócio.
Segundo uma publicação feita no portal de notícias O.económico, a iniciativa visa o encontro, que reuniu actores da cadeia de valor do agronegócio da província, foi destacada aos agentes económicos locais, a importância do sector de agronegócios na economia nacional.