Estão em curso projectos de combate á salinidade do solo nos distritos de Boane e KaMavota, implementados pela ABIODES, CMCM, FAEFUEM, na província de Maputo.
Trata-se de projectos RESADE – implementado no distrito de Moamba e SaliHort – no distrito KaMavota, ambos na província de Maputo.
Os projectos decorrem numa acção conjunta das instituições que operam no sector agrário com objectivo de criar condições para a melhor produção e produtividade, nomeadamente: ABIODES – Associação para Desenvolvimento Sustentável; CMCM – Conselho Municipal da Cidade de Maputo e a FAEFUEM – Faculdade de Agronomia e Engenharia Florestal da Universidade Eduardo Mondlane.
Os projectos em alusão, têm como principal objectivo mitigar os efeitos de salinidade dos solos no Sistema de produção de horticultura nas Zonas Verdes da Cidade de Maputo, com destaque para as culturas de couve e alface, nas associações agrícolas locais.
O ensaio feito na cidade de Maputo abrangeu as associações Massacre de Mbuzini; Associação Tomás Sankara e a Associação Costa do Sol, todas do distrito municipal KaMavota.
Para além da mitigação da salinidade do solo, os projectos têm uma componente extra; orientar os agricultores na aplicação de estrume de galinha e composto inorgânico NPK nas culturas.
Para o alcance de bons resultados na execução dos projectos foram elaborados redes estratégicas com instituições nacionais e internacionais com vista a promover a troca de experiência com outros actores do sector com enfoque na mitigação de salinidade de solos na agricultura.
Em virtude destes projectos alguns indicadores da salinidade de solos, através de uso de equipamentos sensoriais, foram monitorados.
E, para permitir o melhor controlo da situação, foram disponibilizados equipamentos portáteis aos técnicos extensionistas e agricultores das zonas afectadas, para facilitar o monitoramento dos solos nos campos agrícolas e tomar decisões prévias antes de agravar a situação – lê-se numa publicação feita no site da ABIODES recentemente.