Receitas
Publicidade
Facebook
images
Custo de substrato reduz nível de produção de mudas

Os actores que operam no sector agrário, especialmente na produção e comercialização de substratos, relatam subidas de preços de adubos que, consequentemente, reduz o nível de produção de mudas a nível da cidade e província de Maputo.

Segundo Rui Jubileu, Director-Geral da FertiNegócio, A subida de preço dos insumos agrícolas propicia o baixo nível de produção de mudas.

“Antes um litro de adubo químico custava 1 500.00 meticais, actualmente passou a custar 4 500mt, o que reduzir significativamente a produção local de plantas”, reiterou.

Esta situação, conforme revelou ao EntreCAMPOS, muitos produtores que praticam a agricultura como fonte extra de rendimento desistiram das suas actividades.

Para fazer face a este desafio, a FertiNegócio produz substrato com matéria 100% orgânico, o que resulta num produto rico em nutrientes minerais para a produção de plantas.

A FertiNegócio é uma instituição que opera no sector de Agronegócios. Produz Substrato Orgânico Refinado especialmente para a produção de mudas, o que garante o desenvolvimento radicular da raiz, evitando perdas e assegurar a qualidade da semente.

“Trabalhamos com Substrato e Composto Orgânico para a produção de mudas e adubação da terra. O produto é feito de pó de casca de coco, matéria orgânica e casca de pinho triturada, com vista a melhorar a qualidade de solo para obtenção de resultados de qualidade 100% orgânicos”, salientou.

Uma vez que o produto veio estimular a produção e oferecer uma solução ao custo elevado de insumos, pode ser adquirido a baixo de 10% do valor actual (5 500mt) da compra do fertilizante químico.

“Como o produto é uma alternativa ao elevado custo de fertilizantes oferecemos a um valor simbólico. Um saco de 50 litros com o peso máximo de 20kg vendemos a 550mt, uma quantidade capaz de produzir 2 400 plantas em 12 tabuleiros com 200 células.

Embora o valor da busca de matéria prima seja elevado, para o empreendedor, “o custo benefício é perfeito. E, se pudéssemos comprar a casca do pinho localmente, ainda podíamos reduzir o valor”.

O mesmo produto, aos revendedores nacionais, pode ser adquirido até mil e quinhentos meticais na praça, devido ao acréscimo do valor da embalagem.

“Para não colidir com o preço do revendedor, sentimos que o custo benefício é bom para nós. O nosso maior objectivo não é ganhar muito numa só vez, mas sim pouco muitas vezes”, sublinhou.

Na verdade, embora seja pouco o rendimento ganho, mas muitas vezes, acaba sendo alto na medida em que por mês vende cerca de cinco tonelada de substrato.

Nestes termos, investir um pouco mais para ganhar mais, para o empreendedor, chega a ser um plano fora da lista dos seus objectivo, visto que há quem o faz para ganhar mais.

“A rotulagem e embalagem do produto é outro trabalho que deixo para os meus revendedores. Eles têm tempo para aprimorar mais o produto por forma a ganhar muito mais. Nós nos preocupamos com a produção do próprio produto, o que não é de menos”, concluiu.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Partilhar

Nome*
Sobre nome*
E-mail*
Senha*
Confirmar senha*