A Frutisul, uma associação moçambicana de fruticultores, capacita seus membros em matéria de acesso ao mercado internacional, através de recursos que possibilitam boas práticas agrícolas, no distrito de Boane, na província de Maputo.
Trata-se de uma formação que teve lugar no dia 27, 28 e 29 de julho, do ano em curso, cujo objectivo visa dotar os participantes de diversas técnicas que possibilitam flexibilizar suas actividades por forma a obter resultados exigidos pelo mercado exterior.
Segundo Almeida Matos, vice presidente da agremiação, a Frutisul vai, em todos os sentidos, criar condições para que seus membros sejam munidos de técnicas que garantem estabilidade, qualidade e certificação de seus produtos.
Para o efeito, a associação adjudicou a Global G.A.P. – uma instituição que visa assegurar a produção de qualidade sustentável e certificada a nível mundial, para materializar este objectivo.
Para o dirigente, “o único meio de aceder ao mercado internacional é criar condições que adequam produtos nacionais ao nível das exigências internacionais”, reiterou.
João Chunga, gestor de projectos da Associação, diz que a capacitação surge na sequência das constatações feitas pelos associados sobre a necessidade de aceder ao mercado europeu mais competitivo.
Falando á nossa equipa de reportagem, o técnico destacou que os produtores devem investir na produção de qualidade para alcançar o patamar do mercado internacional.
“Uma vez que o mercado além fronteiras é competitivo e exige produtos de qualidade certificada, a Frutisul decidiu capacitar seus membros para dota-los de ferramentas suficientes que incrementam a produção e melhora a produtividade, para poder aceder ao mercado tanto quanto almejado”, sublinhou.
Ainda na sua explanação, Chunga sublinhou que esta capacitação mostra o compromisso que a agremiação tem de garantir soluções e sua importância na vida laboral de seus associados.
A capacitação é financiada pelo programa sul africana que visa estimular a produção africana para aderir ao mercado europeu em particular da Grã-Bretanha.