A Agência Americana de Desenvolvimento Internacional (USAID), através do projecto FTF Premier, lançou, a 06 de Abril de 2023, uma janela de subvenções para o financiamento do sector agrário, em Moçambique.
Esta primeira janela de financiamento do Feed The Future (FTF) Premier – nome inglês tem como objectivo minimizar o impacto causado pela guerra da Ucrânia e Rússia.
A guerra entre os dois países gerou uma série de desafios aos países africanos, incluindo o aumento de preços de produtos alimentares básicos (óleo alimentar e trigo), bem como o aumento de preços de insumos agrícolas, devido à perturbação dos fluxos comerciais de um número considerável de mercadorias importadas globalmente da Rússia e da Ucrânia.
O projecto FTF Premier oferece, aos agronegócios, associações, cooperativas e produtores, oportunidade de se candidatarem a um financiamento agroindustrial no país, com vista a responder às consequências negativas da crise causada pelo conflito dos dois países, no corredor de Nacala.
As soluções propostas devem criar oportunidades para os pequenos agricultores e seus titulares. Aumentar os seus rendimentos e/ou criar empregos no corredor de Nacala.
“A USAID, através da TechnoServe, convida as Pequenas e Medias Empresas, agricultores, associações e actores do agronegócio a submeter suas candidaturas para se beneficiarem do financiamento, destinado a facilitar o acesso à insumos e proporcionar formações em boas práticas da produção agrícola”. Lê-se no enunciado enviado à nossa redação.
As candidaturas serão revistas com base nos critérios e instruções indicados no presente Pedido de Candidatura (RFA). A adjudicação será feita aos candidatos que respondam melhor aos requisitos do mesmo. Confira aqui os requisitos necessários para candidatura.