Receitas
Publicidade
Facebook
c6d5e1e434365a282605228d6ef6c099
Na Nigéria: Crianças sem acesso à educação

Dezenas de milhares de crianças estão sem acesso à educação na Nigéria, devido aos ataques de insurgentes e outros grupos armados. Segundo a Amnistia Internacional, esta situação é causada pela falta de protecção das escolas por parte das autoridades locais, principalmente nas escolas da zona sul do país.

Conforme um comunicado recentemente divulgado pela organização, na altura em que sete anos passam sem resposta das autoridades nigerianas pelas 279 raparigas raptadas numa escola em Chibok, no sul do estado de Borno, no noroeste do país, a falta de protecção das escolas “provocou o encerramento de centenas de estabelecimentos de ensino na Nigéria, com consequências desastrosas para a juventude”.

Nigéria, tem sido o palco de raptos das raparigas pelo Boko. Das 279 crianças raptadas em Chibok, poucas escaparam e mais de cem permanecem em cativeiro. 

Os raptos de crianças com idade escolar no país têm sido frequentes e mais de centenas são mortas, violadas, forcadas a casar e outras obrigadas a juntar-se ao grupo armado. 

“A única resposta das autoridades para proteger a população escolar, ameaçada por insurgentes e pistoleiros, é fechar escolas, o que coloca o direito à educação cada vez mais em risco”. Disse a Directora da amnistia internacional. 

Após o encerramento de escolas em todo o norte do país, os relatos de casamentos e de gravidez precoce entre raparigas em idade escolar têm aumentado.

“Estes ataques a estudantes, professores e instalações mostram um total desrespeito pelo direito à vida e à educação por parte de bandidos e insurgentes, bem como pelas autoridades nigerianas, que não conseguem detê-los”, sublinha o comunicado da AI.

O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) estima que aproximadamente 10,5 milhões de crianças entre os 5 e os 14 anos de idade estão fora da escola na Nigéria.

Por: Lusa

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Partilhar

Nome*
Sobre nome*
E-mail*
Senha*
Confirmar senha*