- “Não temos nada a temer aqui”
Os Moradores do bairro zona verde, próximo ao cruzamento do bairro Malhazine, entre província de Maputo e Matola, no distrito municipal do Infulene, sentem-se seguros viver próximo ao rio mesmo contra todos os riscos, segundo eles, “não temos nada a temer aqui”.
Trata-se de uma zona propensa a inundações, onde os moradores sentem-se seguros e sem medo de qualquer fenômeno. Vivem há cerca de três anos no local e, segundo contam, “nada e nunca aconteceu algo de estranho aqui”, reiterou Glória uma das residentes.
“Vivemos aqui durante três anos, nada assusta-nos aqui, pois mesmo a chuva que caiu em 2015 não trouxe nenhum perigo. Por isso vivemos seguros e sem medo nenhum”, disse.
Embora a fonte afirma sentirem-se seguros viver naquela zona, a nossa equipa de reportagem pude notar algumas escavações feitas em volta das residências fixadas no local, com o objectivo de prevenir que qualquer eventualidade, no caso das enchentes, ocorra uma desgraça.
A zona, por ser propícia para prática das actividades agrícolas, é lamacenta. As águas das chuvas deixaram a terra coberta de lama, deixando as ruas, igualmente, fechadas de lama e água.
Por sua vez Arlindo Tembe, novo morador na zona, tendo cerca de 12 meses residindo naquele lugar, disse que a zona é habitável visto que não oferece nenhum perigo.
Questionado sobre a possibilidade de as chuvas que vem caindo, nos últimos dias, inundar a sua residência, a fonte assegurou que a probabilidade de isso acontecer é mínima mas, não descartou a possibilidade da ocorrência do fenômeno. Segundo ele, condições foram criadas para drenar as águas das chuvas no rio.
Importa salientar que novas obras estão sendo erguidas naquele sítio. Na tentativa de procurar interagir com os proprietários das mesmas, para compreender o cenário, tendo redundado em fracasso. Mas refira-se que até no início do ano em curso pouco mais de 20 residências haviam no local.
Por: Mateus Machuza