Foi lançado ontem, segunda-feira (24), o II Concurso de Boas Práticas de Segurança e Saúde no Trabalho pelo Ministério do Trabalho e Segurança Social (MITSS).
A cerimónia foi dirigida pelo Inspector Geral do Trabalho, Domingos Alberto Sambo, no edifício do MITSS, na cidade de Maputo.
Segundo o comunicado enviado á nossa redacção, o concurso tem como principal objectivo “reconhecer o empenho das empresas na implementação de melhorias das suas actividades dentro do território nacional”.
O concurso vai decorrer por um período de três meses (de Outubro á Dezembro) com a participação de apenas três sectores – Mineração, Construção Civil e Indústria Transformadora.
Segundo o dirigente, a triagem de sectores tem como base o ambiente de trabalho e o incumprimento de regras de segurança pré-estabelecidas, lê-se no comunicado.
“A selecção destes sectores prende-se ao facto de as empresas que operam nestas áreas praticam suas actividades num ambiente de alto risco, aliado ao facto de serem sectores em que muitas empresas negligenciam mais as normas de segurança no trabalho”, reiterou.
No que se refere aos acidentes reportados nestes sectores, em 2021, foram comunicados cerca de 602 acidentes de trabalho, o que corresponde 44.2 por cento.
“Dai que este facto denota a especial atenção que deve ser dada aos sectores em referência, priorizando a acção pedagógica de forma a estimular o espírito voluntário de promoção de boas práticas sobre segurança e saúde no trabalho”, explica o comunicado.
O documento refere, igualmente, que o Inspector instou aos gestores de diferentes empresas a promoverem as boas práticas de saúde e segurança no trabalho, uma vez que o sucesso da produtividade é resultado de bem-estar dos recursos humanos.
Importa referir que o fim do concurso está marcado para dia 16 de Dezembro do ano em curso e será marcado pela realização da cerimónia de premiação a ter lugar na cidade de Maputo. Os interessados poderão submeter a suas candidaturas nas delegações províncias da Inspecção Geral do Trabalho.