O Inspector-Geral do Ministério da Agricultura e Desenvolvimento Rural (MADER), Rui Mapatsa, anunciou na sexta-feira, 19 de Abril, que o Governo está a trabalhar em conjunto com a Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID) para fortalecer e promover a resiliência das famílias produtoras e comunidades rurais.
Segundo Mapatsa, um acordo de financiamento de cerca de 10 milhões de meticais foi assinado entre os governos para fortalecer o sistema de informação de mercados agrícolas.
Sistema de Informações de Mercados Agrícolas (SIMA) é um novo sistema lançado para ajudar os produtores, especialmente os familiares, a venderem seus produtos a preços justos, baseados nas condições de mercado.
A plataforma, desenvolvida em parceria com a USAID, fornece informações em tempo real sobre produtos e preços em 11 distritos de Moçambique.
Trata-se de um projeto lançado pela Feed The Future – Resiliência Integrada na Agricultura e Nutrição (FTF RESINA), financiado pela USAID por cinco anos (2022-2027), que visa integrar os produtores e comunidades rurais nas cadeias de valor lucrativas, capacitando-os a competir no mercado e aproveitar as oportunidades.
O FTF RESINA prioriza a adaptação às mudanças climáticas, a inovação e a nutrição acessível através da agricultura local.