O aumento da produção de Algodão, na campanha agrícola 21|22, estimulou a construção de mais 3 armazéns, dos 5 já existentes, na Sociedade Algodoeira de Mutuali, no distrito de Malema, província de Nampula.
Esta informação foi obtida pelo Instituto de Algodão e Oleaginosas de Moçambique (IAOM IP), na Sociedade Algodoeira de Mutuali (SAM), no âmbito da monitoria da passada campanha agrária 2021/2022.
Segundo Nuno Marques, gestor da fábrica, na campanha passada foram produzidas cerca de 7500 toneladas de algodão caroço de primeira e 2000 de fibra, o que influenciou o aumento da capacidade de armazenamento.
“O crescimento da produção de Algodão, na campanha agrícola passada, originou o aumento de capacidade de armazenamento de 5 já existentes para 8 armazéns no total”, reiterou.
A SAM, integra, no seu sistema de fomento e produção 14 mil produtores de algodão e, parte destes, produzem soja através de sementes fornecidas pela SUSTENTA.
Para o instituto, a empresa deve incentivar os produtores ao cultivo combinado de algodão, soja e outras culturas, para a segurança alimentar e estimular a sua fonte de renda.
Fonte: MADER