A beleza e a saúde da pele, cabelos e unhas está diretamente ligada a uma alimentação rica em vitaminas e minerais
Colocar papaia na alimentação diária já é, por si só, muito saudável para cabelo e pele, pois, segundo a nutricionista funcional Thaianna Costa, da Clínica Helena Costa, no Rio de Janeiro, “a beleza e a saúde da pele, cabelos e unhas está diretamente ligada a uma alimentação rica em vitaminas e minerais”. Barbara Rodriguez, nutricionista na Nutri Import, também ressalta que o fato de a papaia auxiliar no funcionamento do intestino “acaba por refletir em uma pele e os cabelos mais viçosos”.
Barbara comenta ainda que a vitamina A presente na fruta previne a queda de cabelo, e Thaianna aponta que a vitamina C “é importante na produção e manutenção do colágeno, responsável pela firmeza e sustentação da pele”, observando especialmente que o “colágeno é proteína, parte fundamental também para a saúde dos cabelos, ajudando a reconstruir a estrutura capilar.”
Porém, além de gerar grandes benefícios a partir de seu consumo, ela também pode ser utilizada diretamente sobre o local que se quer afetar, conseguindo benefícios variados de acordo com o uso e a combinação de ingredientes. Veja alguns dos usos possíveis:
A papaia possui propriedades curativas e cicatrizantes, que ajudam na reconstituição das células da pele, podendo ser aplicado sobre arranhões, feridas e cicatrizes.
Serve como um creme antienvelhecimento natural, por sua ação antioxidante, podendo ser usado no corpo todo.
- Amassado e misturado a açúcar cristal, funciona como um esfoliante nutritivo.
- Ajuda a abrir poros entupidos, além de combater acne e espinhas.
- Acelera a cicatrização de queimaduras.
- Xampus com a papaína em sua composição são ótimos no controle da caspa.
Por ter baixa concentração de sódio, impede a retenção de líquidos, melhorando a hidratação da pele (e do corpo como um todo).
Aplicar papaia amassado no rosto reduz espinhas e manchas, além de uniformizar o tom da pele (do rosto e do corpo).
Papaia amassado também é útil para hidratar calcanhares rachados ou ressecados. Ele também é um auxiliar no tratamento de micoses de pele.
Fazendo uma pasta de papaia e mel, tem-se um fantástico hidratante para o rosto. Se a pasta for feita com mel e farinha de arroz, o creme dará um ótimo firmador para a pele (que deve ser aplicado três vezes por semana, durante 20 minutos).
A papaia também é um grande auxiliar para amenizar olheiras. Basta misturá-lo com leite e aplicá-lo no local, deixando por alguns minutos.
Misturado a iogurte, mel, suco de limão e clara de ovo, a papaia se transforma em uma máscara de clareamento, que deve ser mantida no rosto por 20 minutos, e seguida de um protetor solar.
A ingestão diária de papaia previne queda de cabelo e afinamento dos fios, fortalecendo o cabelo desde a raiz e estimulando o crescimento.
Aplicado no cabelo, ajuda a limpar o couro cabeludo, além de dar mais brilho e vida aos cabelos. Para usar a papaia como máscara para o cabelo, basta bater no liquidificador:
- 1/2 xícara de papaia picado
- 1/2 xícara de banana picada
- 1 xícara de iogurte natural
- 1 colher de mel
- 1 colher de óleo de coco
Opcionalmente, pode se acrescentar um condicionador de sua preferência.
Cheque se não sobraram pedaços de frutas no creme. Passe nos cabelos e cubra com uma touca de banho. Após meia hora, enrole com uma toalha ou coloque uma touca térmica, aguarde mais meia hora e lave como de costume.
Benefícios da papaia para a saúde como um todo
Ambas nutricionistas consultadas listam diversos benefícios para a saúde provenientes do consumo da papaia. Nesse sentido, Thaianna Costa comenta que “a papaia é uma fruta muito nutritiva, contém vitaminas A, C e do complexo B, fibras e sais minerais como: potássio e fósforo. Ele possui também uma enzima chamada papaína que auxilia na digestão dos alimentos e consequentemente na absorção de nutrientes pelo organismo. Tem poder laxativo que auxilia pessoas com constipação. A vitamina C juntamente com a vitamina A vão dar uma força para imunidade, além de combater a atuação dos radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento do organismo. A papaia ainda é fonte de carotenóides que atuam na prevenção de doenças da retina.”
Barbara Rodriguez, por sua vez, explica que a fruta “possui ação antioxidante proveniente dos carotenoides, que são os pigmentos amplamente difundidos na natureza que se caracterizam por exibir cores nos alimentos. Essa ação antioxidante envolve o fortalecimento do sistema imunológico, redução do risco de doenças degenerativas como o câncer, doenças cardiovasculares, entre outras” e diz ainda que as fibras solúveis da papaia ” ajudam na redução do colesterol quando associado a uma alimentação saudável e a prática de exercícios.”
Além disso, a papaia é indicado popularmente para amenizar diversos desequilíbrios gastrointestinais, diabetes, tosses e problemas respiratórios, doenças degenerativas e do coração, problemas renais, eczemas, inchaços, úlceras e até mesmo olheiras. Logicamente, em muitas dessas condições, a papaia não pode ser utilizado como única forma de tratamento – é sempre importante consultar um médico especialista. Mas certamente a fruta auxilia muito na amenização dos sintomas.
Além disso, a papaia é uma fruta extremamente versátil: tudo é aproveitável para alguma coisa, e a preparação de cada parte da fruta pode ser preparada de várias formas diferentes:
Polpa
A polpa, parte interna da fruta, é a parte mais comumente utilizada e a que mais oferece benefícios à saúde. Pode ser consumida crua – em pedaços, ou como suco ou creme. Também é possível consumir a papaia na forma de doce ou compota (feito com mais frequência a partir da papaia verde), cozido, fermentado ou em xarope. Confira agora os milhares de benefícios trazidos pela polpa da papaia.
A papaia possui características anti-inflamatórias, antioxidantes, nutritivas, emolientes, laxantes e diuréticas.
Possui grande quantidade de betacaroteno, que é supostamente um auxiliar na prevenção de doenças cardiovasculares.
Rico em fibras, ajuda a reduzir e controlar os níveis de colesterol.
Por sua grande quantidade de antioxidantes, auxilia a evitar o envelhecimento prematuro do corpo.
A ingestão de papaia ajuda a regular a pressão sanguínea, sendo um auxiliar no tratamento da hipertensão devido à grande quantidade de potássio na fruta.
Os betacarotenos e a vitamina C presentes na papaia fortalecem o sistema imunológico, ajudando o corpo a prevenir infecções, gripes e resfriados.
Quando aplicado sobre ferimentos, acelera o processo de cicatrização.
O papaia ajuda no controle da diabetes.
A papaína presente na fruta ajuda na digestão, amenizando a prisão de ventre.
O consumo regular ajuda a prevenir infecções de cólon.
É um auxiliar no processo de emagrecimento, por ser uma fruta adocicada e saborosa, mas com muitas fibras e poucas calorias.
O consumo diário de uma fatia de papaia maduro (não pode estar verde ou semimaduro) por mulheres grávidas ajuda a evitar náuseas e enjoos matinais.
Possui propriedades anti-inflamatórias leves que minimizam as dores que quem sofre osteoporose, artrite e edema.
Ajuda a controlar irregularidades menstruais e cólicas.
Látex (seiva)
O látex é o líquido esbranquiçado que sai da casca do papaia quando ele ainda está verde. Para sua obtenção, é preciso que o fruto ainda esteja na planta. Devem ser feitos pequenos cortes na casca da papaia, durante a manhã, e deixar que o líquido escorra para dentro de um recipiente de vidro escuro. O látex precisa secar ao sol, e a retirada pode ser feita a cada 4 dias. Depois de pronto, alguns de seus usos incluem:
Diluído em água, ameniza calos e verrugas.
Tem efeito cicatrizante e levemente antibacteriano.
Quando ingerido, é útil para controle de problemas respiratórios, como tosse, bronquite e falta de ar.
Apesar desses benefícios, é preciso estar alerta pois o látex pode causar dermatites e alergias, geralmente fortes.
Flores do mamoeiro macho
Os mamoeiros são geralmente identificados como macho, fêmea ou hermafrodita, sendo que estes últimos são o de maior valor comercial, por apresentarem uma polpa mais carnuda e menor quantidade de sementes. O mamoeiro macho é reconhecido pelas suas flores e frutos, mais alongados, e pelo cabo longo que liga o fruto à árvore – cabo esse que faz com que a papaia macho seja popularmente reconhecido como “papaia de corda” ou “papaia de cabinho”. Esse é o tipo cujas flores são mais úteis para a saúde, sendo que, após secarem ao sol, podem ser usadas para fazer uma infusão ou xarope de efeito expectorante e anti-inflamatório.
Sementes
Para serem utilizadas, as sementes da papaia devem ser secas e moídas. Entre as propriedades medicinais de seu consumo, temos:
- Auxílio contra a prisão de ventre.
- Proteção do fígado.
- Detox do organismo.
Popularmente, afirma-se que o consumo de sementes de papaia também surtiria efeito contra vermes intestinais, mas esse uso foi descartado por pesquisas científicas, que provaram que a papaia tem pouquíssimo efeito sobre tais vermes.
Folhas
Como tudo na papaia, também as folhas apresentam leve função terapêutica. O chá feito com tais folhas é digestivo, e tem leve ação anti-inflamatória.
Cuidados que se deve ter com a papaia
Apesar de a papaia possuir inúmeras qualidades, é preciso atenção a algumas situações de risco. Algumas pessoas podem ser alérgicas à papaína, assim como ao látex, que pode inclusive causar gastrite se ingerido por pessoas com o trato gastrointestinal mais debilitado.
Além disso, o látex, presente em maior quantidade na papaia verde, pode ser prejudicial durante a gravidez, por suprimir os efeitos da progesterona na mulher, o que pode aumentar a possibilidade de um aborto. Porém, não há qualquer problema no consumo de pequenas quantidades diárias de papaia maduro durante a gravidez.
Há ainda alguns estudos que afirmam que o consumo de papaia verde diariamente funcionaria como um anticoncepcional natural, mas isso não é comprovado.
Também é importante que, sempre que possível, a papaia papaia a ser usado na alimentação seja de produção orgânica, ou seja, sem o uso de agrotóxicos. Isso porque a fruta é uma das que absorve os venenos em maios quantidade, e acaba levando isso para dentro do nosso corpo, junto com todos seus nutrientes. Uma boa higienização também é fundamental, para que o consumo resulte em mais benefícios do que malefícios.
Como inserir papaia na dieta
Com tantos benefícios, a papaia é uma fruta que vale a pena ser inserida na dieta do dia a dia. Porém, nem todas as pessoas tem ideias de como inseri-la em suas refeições. Bárbara Rodriguez sugere que se consuma “½ papaia no desjejum ou no lanche da tarde, acompanhado de 1 colher (sopa) de granola”.
Tanto Barbara quando Thaianna mencionam a possibilidade de se fazer sucos de papaia, e sugerem que a fruta pode ser misturada a outras, como laranja, na sugestão de Barbara, se a pessoa não gostar muito do sabor da papaia.
Seguindo essas sugestões, você certamente conseguirá usufruir de todos os benefícios da papaia, uma fruta fundamental em todos os cardápios!