Receitas
Publicidade
Facebook
DSCN9996
Canavial da Manhiça necessita de 1000 milhões de meticais para reposição

As intensas chuvas que têm se verificado, nos últimos dias, inundaram cerca de 10 000 hectares de plantação de cana-de-açúcar que necessitam de 1000 milhões de meticais para sua recuperação, no distrito da Manhiça, província de  Maputo

Uma avaliação preliminar feita pelo Ministro de Agricultura, Celso Correia, indica que 650 milhões serão utilizados para replantio da cana e cerca de 350 milhões serão destinados para transportes e drenagem, diques entre outras.

Numa visita efectuada ao local, o Ministro disse que, embora seja necessário 6 a 8 semanas para se fazer uma avaliação exaustiva sobre as reais necessidades do investimento, “a situação não afecta o preço  e o abastecimento de açúcar no país.

Na mesma ocasião, o líder revelou que os 10 000 hectares afectados comprometerão a perspectiva de alcance de 2 895 366 toneladas de cana-de-açúcar na presente campanha, o que corresponde a 315 000 (trezentos e quinze mil) toneladas de açúcar.

“Os eventos climatéricos que afectaram o sector açucareiro, no distrito da Manhiça, onde está instalada a açucareira da Maragra, ocorrem numa altura em que o subsector estava a registar uma dinâmica visando o alcance do potencial da sua produção, com um crescimento anual de 7% e uma contribuição na balança comercial positiva de cerca de US$ 65 milhões, com um volume anual de negócios de cerca de US$ 150 milhões”, reiterou.

De acordo com Celso Correia, tudo será feito para que o fenómeno não comprometa a produção do açúcar e seus derivados, assim como os empregos assegurados neste sector, que remontam em cerca de 7 000 (sete mil) trabalhadores sazonais correspondentes a 15.000 famílias.

“A província de Maputo é a maior produtora de açúcar no país, com uma área plantada de cerca de 29.300ha e capacidade de produção de cerca de 330 mil toneladas de açúcar,” concluiu.

Importa referir que as intempéries afetaram mais de 15.000ha de cana-de-açúcar, correspondente à 51% da área total, onde cerca de 8.500ha de cana-de-açúcar é dos produtores subcontratados.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Partilhar

Nome*
Sobre nome*
E-mail*
Senha*
Confirmar senha*