O presidente Bielorusso, Aleksandr Lukashenko, afirmou, na terça-feira (28), em Harare – capital de Zimbabwe que tenciona estreitar relações de cooperação no sector agrário com Moçambique.
A informação foi proferida no âmbito da assinatura de vários acordos comerciais de cooperação entre Zimbabwe e Bielorússia.
Segundo Lukashenko, Moçambique é um país com uma costa de mil quilómetros e que requer muito investimento em agricultura.
“Iremos em breve discutir como transferir a nossa experiência de cooperação, entre o Zimbabwe e a Bielorrússia, para Moçambique”, disse o presidente Bielorusso no segundo dia dos três, na visita de cooperação em Zimbabwe.
De acordo com a agência estatal bielorrussa BELTA, citada pelo jornal notícias, Lukashenko disse que Emmerson Mnangagwa mostrou-se disponíevel para ajudar, graças às “boas relações com os líderes moçambicanos”.
Importa salientar que a visita do chefe do estado bielorusso, em Zimbabwe tinha como objectivo prever o fornecimento de equipamentos e ferramentas agrícolas, para evitar a dupla tributação e promover o reconhecimento mútuo de diplomas académicos.