A UNAC – União Nacional de Camponeses realizou, na manhã de hoje (15 de outubro de 2021), uma cerimónia de celebração do dia Internacional da Mulher Rural, no distrito de Marracuene, na província de Maputo.
A cerimónia teve lugar nas instalações da UCAM – União das Cooperativas Agrícolas de Marracuene, com a participação de representantes do Governo distrital, associações de camponeses do distrito da Manhiça, Macaneta e Namaacha.
Segundo Rebeca Mabui – Presidente da União Provincial de Camponeses de Maputo (UPCM) e ponto focal das mulheres camponesas filiadas na UNAC, esta data representa uma grande valia para a mulher camponesa, visto que é o centro das atenções do sector familiar.
A dirigente disse que, para a UNAC, além da recordação das mulheres que pereceram revindicando seus direitos, a data serve de reflexão sobre as actividades das mulheres rurais.
“Estamos cada vez mais a sensibilizar as mulheres a saber fazer uma agricultura ecológica, não nociva á natureza e que auxilia na produção de resultados sustentáveis”, disse.
Ainda na sua dissertação, Mabui sublinhou a necessidade de utilização das tecnologias de produção para dinamizar o sistema produtivo familiar, ainda que a falta de crédito agrícola e equipamentos de trabalho seja uma realidade.
Aliada á pandemia da COVID-19, a dirigente enalteceu o esforço que a mulher tem empreendido no seu sector, uma vez que o desafio estendeu-se para cuidados intensivos á saúde.
Mabui disse ainda que, embora seja difícil trabalhar devido as diversas dificuldades que a mulher enfrenta no dia-a-dia do seu trabalho, ela persiste mesmo exposta á qualquer situação.
No que diz respeito ao apoio ás mulheres camponesas de Marracuene, por forma a superar os constrangimentos que infernam suas actividades, como é o caso de assistência pôs-produção, o Presidente da UCAM – Agostinho Chichongue disse,
“A UCAM está a desencadear actividades de auxílio ao camponês para viabilizar o escoamento de produtos agrícolas. Através da AGEM – Associação de Agentes Económicos de Marracuene, contactamos as instancias hoteleiras do distrito, por forma a comprar produtos produzidos localmente. Neste momento, aguardamos a resposta”, concluiu.