No âmbito da garantia da produção, produtividade e competitividade entre os produtores a nível do mercado, a Helpcod em parceria com os Serviços Distritais das Actividades Económicas (SDAE) de Marracuene, promoveu, na semana finda, um intercâmbio visando troca de experiência entre os produtores de Marracuene e Bobole, na província de Maputo.
A actividade teve lugar no bairro Bobole, na localidade de Ngalunde, onde foram realizados diferentes procedimentos demonstrativos de produção em plântulas: A preparação de substrato, preenchimento dos tabuleiros, período pré germinação, fertilização da água, sistema de irrigação, controle fitossanitário, entre outros.
Os meses de setembro e outubro constituem um desafio para os produtores, devido ao seu estado de oscilação de temperaturas, impossibilitando, desta forma, a produção de mudas em plântulas. A Helpcod, juntamente com o seu paceiro SDAE, tira vantagens para a planificação de melhor produção neste período, criando intercâmbio entre produtores e o mercado.
Trata-se de uma acção que visa transmitir experiencia entre camponeses de Marracuene e Bobole, criando melhor interação entre produtores, produtor de Plântula para uma produção segura, bem como estabelecer critérios para responder a demanda do mercado.
Por um valor acrescentado, a ocasião serve para facilitar e responder às necessidades do mercado, falando concretamente da relação entre procura e oferta. Nesta acção, foi beneficiário um viveirista produtor de plântulas, que vai incrementar a produção de mudas durante todas as estações do ano.