A Federação Nacional de Associações Agrárias de Moçambique (FENAGRI) e Representantes da União Nacional dos Farmeiros da província de Mpumalanga, (NAFU) assinaram, recentemente, um Entendimento com vista a capacitar agricultores nacionais em matérias de produção agrícola.
O memorando foi assinado em Moçambique, no âmbito dos três dias de visita da NAFU, sobre o melhoramento do ambiente de cooperação e promover o crescimento económico de ambos países.
Segundo o Presidente da FENAGRI, Hernâni Mussanhane, o entendimento cobre os domínios da agricultura, agronegócio, pecuária, silvicultura, piscicultura, entre outras áreas de interesse mútuo.
De acordo com Mussanhane, espera-se que os produtores nacionais venham a se beneficiar de formação, facilidades de acesso aos mercados sul-africanos, bem como a identificação de áreas de interesse comum, com vista a criação de uma agenda bilateral.
“Através desta cooperação espera-se a realização de investimentos em terras agrícolas moçambicanas, envolvendo as associações da Moamba, Sábiè e de Chókwè com as províncias de Mpmalanga e Limpopo, na África do Sul”, destacou.
Mussanhane, referiu que a formação poderá beneficiar, numa primeira faze, os agricultores de Moamba, estimados entre 1500 e 2000 camponeses.
O dirigente afirmou, igualmente, ser necessários investimentos no sector agrário nacional, com vista a incrementar os níveis de produção e melhorar a transferência tecnológica.
O Presidente da NAFU, Jabulani Mahlangu, revelou que “já existem farmeiros sul-africanos que manifestaram interesse em trabalhar com os produtores moçambicanos”.
Segundo Mahlangu, há necessidade de facilitar a movimentação de camiões que transportam produtos frescos, que são muitas vezes alvo de barreiras que levam ao deterioramento de produtos.
“A cooperação pretende criar facilidades para a troca de experiencias entre os actores de ambas entidades, retirando benefícios a partir do protocolo de livre comércio existente a nível da Comunidade de desenvolvimento da África Austral (SADC)”, concluiu.