Es-katembe

ES KaTembe rumo á melhoria de qualidade de ensino

O conselho de Escola da Escola Secundária de KaTembe, no distrito municipal KaTembe, na cidade de Maputo está empenhado no melhoramento e apetrechamento daquela unidade de ensino, segundo informação colhida pela nossa equipa de reportagem, recentemente, naquele ponto da cidade de Maputo.

A Escola secundária de KaTembe conta com 3028 alunos e o rácio professor-aluno é de 78 estudantes por turma. Embora a direcção e o conselho de escola estejam de mãos atadas para criar melhores condições de ensino, outras dificuldades não deixam de fazer se sentir naquela instituição de ensino e aprendizagem.

“Conseguimos reabilitar 14 salas de aulas, um furo de água, sala de informática que permite o acesso à informação aos alunos, e 90 carteiras novas. Reabilitamos as casas de banho e o sistema de esgoto respectivamente, tudo isto graças á contribuição dos encarregados de educação”, disse Fernando Nhantumbo, director da Escola Secundária de KaTembe.

Para o dirigente, a Escola ainda precisa de mais parceiras para acabar com todos os problemas, dos quais maior parte já foram resolvidos. Não havendo crianças que estudam em baixo das árvores, nem crianças que sentam no chão, já é uma victória alcançada, considera o Director

“É notável a contribuição dos pais e encarregados de educação, pois, com cem meticais contribuídos por cada um deles, conseguimos resolver muitos problemas que nos tiravam sono, um deles é o gradeamento da sala de informática e o abastecimento de água”, revelou.

Com a parceria da Vodacom, a Escola Secundaria de KaTembe conseguiu pelo menos criar condições para manter o recinto escolar limpo. A empresa alocou recipientes para lixo, mas faltam, por exemplo, a vedação e pintura da escola, embora estes não pareçam relevantes comparativamente com os problemas já resolvidos, mas não deixam de ser preocupantes.

Importa salientar que a Escola Secundária de KaTembe possui também o ensino à distância e, segundo o director da escola, todos os alunos quer a distância, quer no curso diurno ou noturno, têm condições de ensino apropriadas.

No âmbito da educação inclusiva, a escola criou, igualmente, condições de acesso para os deficientes físicos criando rampas para o efeito.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

AMBIENTE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICITE AQUI A SUA MARCA

Escolha o tipo de publicidade
Através de Parceria Publicidade e/ou Cobertura Jornalistica
Solicite já

Newslatter

Assine Já à nossa Newslatter e acompanhe as actualizações diárias de conteúdo neste site. 

Newslatter

Assine Já à nossa Newslatter e acompanhe as actualizações diárias de conteúdo neste site.