Os beneficiários do Programa de Desenvolvimento Inclusivo de Cadeias de Valores Agro-alimentares (PROCAVA) de Marracuene receberam, na segunda-feira (17), insumos para recuperar a campanha agrícola 2022/23 depois da passagem da época chuvosa.
O Governo Distrital em coordenação com o PROCAVA ofereceu kits de apoio à cerca de 200 agricultores familiares e Associações locais, com vista a auxiliar a retoma das suas actividades depois das inundações causadas pelas chuvas.
Shafee Sidat, https://ecamposmz.com/wp-content/uploads/2023/03/Salinidade-de-solo-1.pngistrador do distrito, procedeu a entrega de 182 kits de insumos compostos por 500 pacotes de sementes de repolho, 188 pacotes de tomate, 375 kg de feijão verde e fertilizantes (ureia – 5 ton e NPK – 10 ton) em igual número de beneficiários.
Os agricultores agradeceram o esforço do Governo e garantiram que, com o apoio, será possível recuperar a produção interrompida pelas inundações verificada na segunda quinzena do mês de fevereiro.
Para dar resposta a segunda época agrícola 2022/23 e reinício das atividades após inundações, o dirigente exigiu, aos beneficiários, o uso racional dos bens adquiridos.
“É preciso fazer o uso adequado dos bens adquiridos, visto que existe ainda um número considerável de agricultores que não fez parte desta primeira fase de apoio”, apelou.
Na mesma ocasião, foi oferecido um meio circulante ao técnico afectos no sector das pescas do Serviço Distrital de Actividades Económicas (SDAE) de Marracuene, com vista a flexibilizar a locomoção, assistência e fiscalização das actividades pesqueiras no distrito.
Para além dos meios circulantes foram entregues, igualmente, 4 kits de conservação de mariscos aos Conselhos Comunitários de Pesca (CCP) de Macaneta, Muntanhana, Mugorodoene e Fonte Santa, composto: por 1 congelador e 1 colmen.
Este apoio é proveniente do Conselho Executivo Provincial de Maputo e visa dar resposta ao pedido feito pelos pescadores à sua Excelência Governador da província, a quando da sua visita de trabalho ao distrito, no ano passado.
A motorizada oferecida ao técnico do SDAE é proveniente do Instituto de Desenvolvimento da Pesca e Aquacultura (IDEPA).
Importa salientar que, dentre os agricultores beneficiários, encontram-se, os Pequenos Agricultores de Contacto (PAC’s) e os Pequenos Agricultores (PA’s) locais.