O Banco Nacional de Investimento (BNI) vai desembolsar 75 milhões de meticais para o financiamento, especialmente, concebido para apoiar as pequenas e médias empresas baseadas na região da Vale de Zambeze.
Trata-se de uma linha de crédito de financiamento conjunto entre BNI a Agência do Vale do Zambeze (AVZ), destinada particularmente: às actividades de reabilitação de infraestruturas e reposição de equipamentos; reparação ou aquisição de novos equipamentos em substituição dos danificados que tenha sido comprovado a sua danificação pelos impactos do ciclone Freddy; reforço da capacidade de tesouraria; estando vedado o financiamento para novos projectos de investimento.
Esta informação foi tornada pública pelo Presidente da República (PR), Filipe Jacinto Nyusi, em Manje, sede do distrito de Chiúta, na província de Tete.
A disponibilidade desta solução financeira é a continuidade do que já vem sendo feito desde que foi lançada, em 2017, a Linha de Financiamento do Agronegócio e Empreendedorismo (FAE) que, desde essa altura, até pelo menos 2022, financiou um total de 407 projectos, que, no total, beneficiaram de 248.48 milhões de meticais .
Segundo PR, citado pela Rádio Moçambique (RM), “o financiamento será isento de juros, com período de carência de capital de seis meses e o prazo de vencimento de dois anos, com valor mínimo de quinhentos mil meticais e máximo de três milhões de meticais”.
Ainda no seu discurso, o Presidente disse que, na presente campanha, o país espera comercializar mais de dezassete milhões de toneladas de diversos produtos agrícolas.
Neste investimento, o Governo vai contribuir através da mecanização agrícola, insumos e a capacitação tecnológica, acompanhado pela assistência técnica de extensionistas aos agricultores.