Tênis, papel e pneu: conheça sete produtos feitos de milho

O milho para além de ser alimento precioso, dele obtém-se muitos produtos, desde a cola fina, usada em selos e envelopes, ao óleo comestível.

Do milho pode-se ainda extrair matéria-prima para fabricar tintas, tecidos, papel, substitutos da borracha, sabão, álcool, Têns, Pneu, Giz cera, Tapete e até pólvora sem fumaça.

Tênis

Pode parecer mentira, mas não é. No segundo semestre deste ano, a Reebok pretende lançar um modelo com a sola feita de uma material chamado Susterra, desenvolvido pela empresa DuPont, Tate & Lyle.

O Susterra nada mais é do que um plástico derivado do milho. A ideia da empresa é desenvolver um produto que não prejudique o ambiente quando deixar de ser usado pelo dono. Além do milho na sola, o tênis contará com algodão no restante da composição.

O produto demorou nada menos do que cinco anos para ser desenvolvido e deverá chegar ao mercado em edição limitada: apenas 500 exemplares. O preço ainda não foi divulgado.

Papel

Os impactos ambientais também motivaram a criação de papel feito de milho. Algumas empresas investiram em tecnologias que diminuíram aditivos tradicionais por derivados do cereal. A alternativa sustentável tem menor impacto ao meio ambiente.

Pneu

Não é bem uma novidade, mas já existem pneus com derivados de milho no mercado. O primeiro foi o Goodyear GT3, que contém um composto chamado BioTRED.

O desenvolvimento foi realizado na Europa, apresentando uma queda significativa nas emissões de CO2.

Giz de cera

Também é possível fazer giz de cera com milho. A mistura caseira principal leva amido e água em partes iguais, além de corante.

Tapete

Carpetes e tapetes também podem ser feitos de milho. Obviamente não o cereal como chega até a sua mesa, mas convertido com outros elementos para virar uma espécie de bioplástico. O produto vira fibra para a produção.

A resistência é firme o suficiente se comparada aos demais materiais utilizados tradicionalmente e o impacto ambiental consideravelmente menor.

Sabonete

Outra possibilidade é a criação de sabonetes com derivados de milho, no caso o amido. O produto pode ser misturado com glicerina e água. O sabonete caseiro é recomendado para limpeza facial.

Cola

A modificação também pode criar colas e adesivos. Na verdade, os grânulos de milho são estruturas bem organizadas e podem se romper de acordo com a temperatura. Quanto maior o calor, mais fácil é a alteração da estrutura. Com a quantidade de água exata, é possível obter uma dispersão, gerando um gel capaz de colar papeis e papelões.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

AMBIENTE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICITE AQUI A SUA MARCA

Escolha o tipo de publicidade
Através de Parceria Publicidade e/ou Cobertura Jornalistica
Solicite já

Newslatter

Assine Já à nossa Newslatter e acompanhe as actualizações diárias de conteúdo neste site. 

Newslatter

Assine Já à nossa Newslatter e acompanhe as actualizações diárias de conteúdo neste site.