Dia de Campo: Instituto de Investigação Agrária apresenta soluções contra mosca da fruta

O Instituto de Investigação Agrária de Moçambique (IIAM) apresentou hoje, 14 de Outubro de 2022, soluções para o maneio da mosca da fruta no distrito de Boane, província de Maputo.

Na ocasião, foram divulgados diversas técnicas (convencionais e ecológicas) que visam potencializar a produção e dinamizar a exportação da fruta a nível internacional.

“A IIAM Em parceria com a Faculdade de Agronomia tem se empenhados na produção de soluções para mitigar os danos causados pela mosca da fruta, através de meios convencionais, ecológicos e caseiros de baixo custo”, disse o representante da Faculdade de Agronomia, Lucas Tivane.

Segundo Cecília Rute, chefe do programa das fruteiras da IIAM, a mosca da fruta tem criado quase 100% de danos na produção e consequentemente na comercialização da fruta.

“Este evento tem como objectivo divulgar soluções para o combate da mosca que tem sido o grande impasse para o livre comércio da fruta a nível mundial. A mosca, além de aumentar o custo de produção (através de uso de insecticidas), tem causado 100% de perdas na cadeia de valor da fruta”, salientou.

Ainda na sua intervenção, relevou que Moçambique tem um potencial agrogeológico e geográfica para a produção de frutas de qualidade para fornecer o mercado nacional e internacional. Mas, a existência da Mosca de fruta tem sido o grande impasse para materialização deste objectivo. 

“O programa de fruteiras procura responder a problemática das pragas da fruta através da realização de estudos em toda a cadeia de valor produtiva”, disse Laura Canhanga da Faculdade de Agronomia e Engenharia florestal da faculdade Eduardo Mondlane.

São várias as formas que podem ser usadas para atenuar os efeitos da mosca da fruta. O uso do método convencional ou ecológico – que consiste em ter milho nas bordaduras das culturas servindo de barreiras para o maneio e controlo da masca são os meios mais utilizados para o efeito.

Importa referir que o evento contou com a presença de diversos intervenientes da cadeia produtiva da fruta: académicos, produtores, vendedores de insumos e empresas de agroprocessamento.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

AMBIENTE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICITE AQUI A SUA MARCA

Escolha o tipo de publicidade
Através de Parceria Publicidade e/ou Cobertura Jornalistica
Solicite já

Newslatter

Assine Já à nossa Newslatter e acompanhe as actualizações diárias de conteúdo neste site. 

Newslatter

Assine Já à nossa Newslatter e acompanhe as actualizações diárias de conteúdo neste site.