Alho como biopesticida para protecção de plantas

Não faz apenas bem à saúde humana. As potencialidades deste alimento no combate de pragas e doenças são maiores do que aquelas, à partida, poderia julgar. Descubra quais são as melhores formas de o utilizar no jardim.

O alho, um ingrediente muito consumido e apreciado pelos portugueses, pode ser utilizado como defensivo agrícola natural, pois contém alicina, uma substância que tem propriedades antissépticas, muito úteis no combate a pragas e doenças de plantas e culturas. 

Assim, podemos facilmente extrair o seu óleo natural por maceração, misturando um quilo de alho com cinco litros de água da chuva, 100 gramas de sabão picado e óleo de linho ou de peixe.

Este biopesticida é muito utilizado contra pragas como a lagarta da maçã, os ácaros, os pulgões e a mosca da cenoura e da cebola, mas também é recomendado para doenças comuns, como o míldio e a ferrugem.

Segundo os especialistas, não mata minhocas nem destrói enzimas e é inofensivo para quase todos os auxiliares. A sua plantação entre determinadas culturas, nomeadamente macieiras e morangueiros, também funciona como repelente.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

AMBIENTE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICITE AQUI A SUA MARCA

Escolha o tipo de publicidade
Através de Parceria Publicidade e/ou Cobertura Jornalistica
Solicite já

Newslatter

Assine Já à nossa Newslatter e acompanhe as actualizações diárias de conteúdo neste site. 

Newslatter

Assine Já à nossa Newslatter e acompanhe as actualizações diárias de conteúdo neste site.